sábado, 23 de fevereiro de 2008

UM POEMA PARA TODOS


Um poema que dedico a todas as pessoas com algum tipo de incapacidade e como todos temos as nossas incapacidades, pode muito bem ser um poema para todos nós!



Este poema não foi escrito por mim, trata-se de um poema que encontrei numa pesquisa na Web e que despertou a minha atenção!


Para ler e reflectir:




"Deficiente"
é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco"
é quem não procura ser feliz.
"Cego"
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
"Surdo"
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo"

é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico"
é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético"
é quem não consegue ser doce.
"Anão"
é quem não sabe deixar o amor crescer.

....


autora : Renata Vilella

AS TECNOLOGIAS DE REABILITAÇÃO

As tecnologias, apesar de idolatradas por uns e odiadas por outros são, sem sombra de dúvida um recurso indispensável na nossa sociedade. Em educação, são as tecnologias que muitas vezes permitem a inclusão de crianças, jovens e adultos com incapacidades motoras, visuais, cognitivas e auditivas e são estes quem mais pode beneficiar com as tecnologias. Pessoalmente, acho impossível por em prática a inclusão sem a preciosa ajuda das tecnologias.
(Ana)






AJUDAS NA COMUNICAÇÃO


No que se refere às crianças com problemas ao nível da comunicação, existem vários sistemas de comunicação aumentativa como o PIC, o BLISS, o SPC, o Boardmaker e um conjunto de teclados de conceitos que podem facilitar a comunicação.

ACESSO AO COMPUTADOR


Para os indivíduos com problemas motores existe um conjunto de dispositivos de acesso ao computador que possibilitam o acesso a todos ao mundo da informação e comunicação.


AJUDAS PARA VIDA DIÁRIA

Embora muitos não conheçam existe um enorme número de tecnologias de apoio que podem facilitar a vidas das pessoas com incapacidades, como por exemplo: mobiliário adaptado, talheres , copos , pratos, apoios, barras, assentos, elevadores de transferência...


Apesar de já ter deixado este endereço no meu post anterior, quando falei de mobilidade, aqui fica mais uma vez, já que também contém tecnologias de apoio.


Todos os materiais aqui divulgados são comercializados pela ANDITEC, uma empresa que faz a avaliação do caso e aconselha os materiais adequados para o indivíduo. Para além da avaliação e recomendação das tecnologias adequadas, a empresa dispõe também de uma sala de formação onde desenvolve formações para os técnicos que trabalham com esses indívíduos, os familiares e os próprios utentes das tecnologias.