domingo, 17 de fevereiro de 2008

AUTISMO




Apesar de já se conhecer muito sobre o Autismo, a verdade é que continua a ser um mundo onde também, ainda há muito por desvendar. Os pais e professores das crianças autistas sentem todos os dias a dureza da missão que é incluir estas crianças na sociedade e dar-lhes a educação a que elas têm direito.

"É hoje geralmente aceite que as perturbações incluídas no espectro do autismo, Perturbações Globais do Desenvolvimento nos sistemas de classificação correntes internacionais, são perturbações neuropsiquiátricas que apresentam uma grande variedade de expressões clínicas e resultam de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central multifactoriais"

(Descrição do Autismo, Autism-Europe, 2000)


    AUTISMO:
  • Em 1943, Leo Kanner pedopsiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos da América publicou um artigo a que dava o nome de Autismo (do grego autos que significa próprio).

  • Em 1944, Hans Asperger pediatra austríaco, publicava um artigo, em alemão "Die Autistischen Psychopathen im Kindesalter" no qual descrevia um grupo de crianças com características muito semelhantes às de Kanner, chamando igualmente "Autismo" ao síndroma. É interessante saber que nenhum deles conhecia a obra do outro.
  • Incidência de 3/4 rapazes para uma rapariga
  • Prevalência de 1 para 1000
  • Perturbação desenvolvimental crónica
  • Causa e cura desconhecidas


Noção de Espectro inclui:
  • Distúrbio Autista

  • Sindroma de Asperger
  • Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento sem outra especificação PPDNE (autismo atípico)
  • S Rett
  • Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância


CARACTERÍSTICAS:




  • DÉFICE NA INTERACCÇÃO SOCIAL

-Alterações no contacto social (sorriso);

- Défice na partilha social/ auto-isolamento social;

-Relação Instrumental versus Relação Expressiva;

-Relação atípica;

- Sem interesse pela amizade;

-Ausência de consciência dos sentimentos dos outros;

-Dificuldade em compreender as Regras Sociais;

- Sem curiosidade;

- Dificuldade de Imitação;






  • COMUNICAÇÃO

-Atraso ou desvio da linguagem verbal;

- Défice na comunicação não verbal;

-Défice na compreensão;

-Poucas competências de conversação

-Compreensão literal do discurso;

-Características peculiares ( ling. idissincrática,ecolália, inversão pronominal, entoação)







  • ACTIVIDADES E INTERESSES

-Défice na imaginação;

-Tardia funcionalidade e simbolismo dos objectos;

-Jogo repetitivo e estereotipado (alinhamentos, partes de objectos....);

-Perguntas estereotipadas;

-Preocupações invulgares;

-Relação com os objectos;

-Insistência nas rotinas e rituais;

-Movimentos estereotipados (motores, bruxismo, rodopiar, bicos dos pés...)

  • RESPOSTA A ESTÍMULOS SENSORIAIS:

-Hiper ou hipo sensibilidade aos sons;

-Medo ou fascínio por certos ruidos, reflexos...

- Evitam certas texturas, alimentos ou cores;

-Atracção pro determinados cheiros e brilhos;

-Hipo ou hiper actividade;

-Alteração na reacção à dor.


A Intervenção Educativa -Ensino Estruturado

  • MODELO TEACH

(Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children)

  • A importância do Ensino Estruturado

-Manter um ambiente calmo e previsível

-Promover um ambiente estruturado e uma organização externa

- Informação clara e objectiva das rotinas

-Atender à sensibilidade da criança aos estímulos sensoriais

-Propor tarefas diárias que a criança é capaz de realizar

-porporcionar um "lugar seguro" e a "pessoa segura"






  • Razões para usar o Ensino Estruturado

Ajuda a criança com autismo

a compreender

a acalmar

a aprender melhor

a atingir autonomia

a controlar o comportamento







ACÇÕES DE FORMAÇÃO:

APPDA

( Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo de Coimbra)





SITES SOBRE AUTISMO:

Federação Portuguesa de Autismo

AMA- Asssociação de Amigos do Autista

Blog -Educação Diferente