sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A INCLUSÃO

«Convidamos todos os governos a adoptar em termos de legislação ou de política o princípio da educação inclusiva».

Declaração de Salamanca
(Conferencia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais Espanha, 1994)


Educação Inclusiva- notícias RTP1



Este é um texto para ler e reflectir ....


A escola para os animais

"Havia uma vez uma escola para animais e as matérias da escola eram: correr, escalar, voar e nadar. Todos os animais estudavam todas as matérias.
O pato era muito bom na natação, melhor inclusive do que o seu professor, e era razoável a voar, mas um desastre em corrida. Por isso, foi obrigado a deixar de lado as aulas de natação para ter aulas particulares de corrida depois da escola, o que fez com que ficasse “regular” em natação. Como “regular” é uma nota razoável ninguém se preocupou com isso a não ser o próprio pato.
O coelho era o primeiro da classe em corrida, mas teve um esgotamento nervoso, tendo que sair da escola por excesso de aulas de recuperação em natação.
O esquilo, por sua vez, era o líder em escaladas, mas nas aulas de voo tinha que começar do chão para cima em vez de voar do topo da árvore para baixo. Começou a ter dores musculares por excesso de esforço na descolagem e a ter notas regulares em escalada e insuficientes em corrida.
Os práticos cães de caça contrataram um professor particular quando as autoridades escolares se recusaram a incluir a escavação no currículo da escola.
No fim do ano, uma enguia anormal, que nadava razoavelmente bem, escalava e voava um pouco, foi a oradora da turma!"


In Brain/Mind, publicado no Boletim da Associação Brasileira de Dislexia
Quantas vezes não se exige o impossível a alguns dos nossos alunos?
E quantas vezes nem sequer damos valor às suas capacidades?