sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

INTERVENÇÃO EDUCATIVA-PROBLEMAS MOTORES

As crianças com problemas motores apresentam dificuldades na execução de alguns movimentos ou ausência dos mesmos. Estas características podem variar em grau de acordo com a gravidade de limitação, pelo que cada caso é um caso e carece de avaliação cuidadosa e intervenção adequada.

Muitas destas crianças, têm geralmente associados outros
problemas: emocionais, de comunicação (sobretudo linguagem oral) e /ou cognitivos.





RESPOSTAS EDUCATIVAS

  • satisfazer as necessidades básicas, como o afecto , a nutrição e a segurança;


  • promover o desenvolvimento social, emocional e físico;


  • considerar a idade, os interesses, as actividades de rotina e outros serviços;


  • desenvolver a cooperação entre os diversos técnicos que intervêm com a criança,


  • apoiar a família e colaborar com a mesma no processo educativo e desenvolvimental da criança.


O maior desafio que se coloca à escola consiste em porporcionar a estas crianças com problemas motores o acesso à educação, a participação na vida da comunidade e autonomia ao nível da mobilidade.




A mobilidade é ainda hoje uma barreira à inclusão de muitas destas crianças e jovens. Apesar da informação e das recomendações continuamos a assistir à construção de edifícios e espaços públicos cheios de barreiras arquitectónicas.


Portal Cidadão com Deficiência



Só quando sentimos na pele estas limitações é que paramos para pensar, por isso páre e veja o vídeo seguinte.




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