terça-feira, 4 de março de 2008

O COMPUTADOR - UMA AJUDA MILAGROSA!!


No meu dia- a- dia trabalho com uma criança com paralisia cerebral (diplegia), que tem graves problemas motores que a incapacitam ao nível do andar e da capacidade de escrever manualmente com um lápis.

No início do ano lectivo verifiquei que a criança com 10 anos ainda não lia nem escrevia, mas conhecia todas a letras (grafema/ fonema) no teclado do seu computador portátil, foi então que comecei uma caminhada com vista à sua literacia.

Adaptei o método de leitura analítico sintético e criei os materiais para este aluno, que apesar das dificuldades motoras, já consegue actualmente ler e escrever pequenos textos. Inicialmente começámos com um rato adaptado, mas com o tempo veio a não ser necessário. Actualmente, o aluno graças ao computador pode escrever e está muito motivado para a leitura e escrita!



Sem a ajuda do computador esta criança jamais conseguiria escrever, a sua incapacidade motora ao nível dos membros superiores não lho permite !
Esta criança faz quase todos os seus trabalhos com a ajuda do computador e tem uma pen onde leva os trabalhos de casa. Como está internada num hospital a 100 km de casa, só vai a casa ao fim-de-semana, pelo que comunica com a irmã e o pai através da Internet.

Para esta criança e outras crianças e jovens que passam muito tempo nos hospitais, as tecnologias fazem toda a diferença e são quase um milagre!!